Pin It
Estudante de Arquitetura

COMO ERAM OS CROQUIS DOS MAIORES NOMES DA ARQUITETURA MODERNA BRASILEIRA?

Sabia que até mesmo os arquitetos mais renomados do Brasil se utilizam de simples croquis para conceber ideias brilhantes? O desenho não precisa ser complicado, mas acredito que sempre devem carregar alguns elementos chaves:

  • Proporções bem definidas;
  • Elementos que ajudem o observador a compreender a escala ( figuras humanas, vegetações, carros etc..);
  • Conceito estrutural;
  • Visão do observador bem definida.

Agora de uma olhada nos croquis e concepções projetuais de 4 arquitetos importantíssimos para arquitetura brasileira.

Croquis de Pampulha – Belo Horizonte
Fontes: https://br.pinterest.com/pin/382313455843826627/?lp=true, http://abca.art.br/httpdocs/conjunto-arquitetonico-da-pampulha-e-preservado-pela-unesco/

Perceba como os croquis de Niemeyer conseguem passar as sensações que o impacto visual da obra pretende causar. Por se tratar de um complexo arquitetônico a obra da Pampulha demandava uma linguagem estética harmônica entre os prédios, os estudos formais revelam essa preocupação.

Fonte: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/15.058/5170?page=4
Fonte:http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/15.058/5170?page=4

O Arquiteto João Figueiras Lima mais conhecido como Lelé, além de trabalhar a obra como uma grande escultura, deixa claro suas resoluções estruturais e técnicas nos croquis. Note como a preocupação plástica está integrada com questões topográficas, ambientais e estruturais.

Fonte: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/16.181/5590

Os croquis da Casa Butantã de Paulo Mendes da Rocha respondem a várias condicionantes.. Perceba como ele envolve a casa com vegetações e trabalha as janelas de forma recuada para aproveitamento da vista e proteção solar. Já em relação a topografia, o arquiteto propõe um térreo livre para garagem aproveitando o desnível e os apoios estruturais também ficam evidentes, sendo estes concentrados no meio da casa criando dois grandes balanços.

Fonte: https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/29781-desenhos-de-lina-bo-bardi-para-o-masp

O Masp (Museu de Arte de São Paulo) projetado pela Arquiteta Lina Bo Bardi, buscou uma solução estrutural que pudesse manter um vão livre de grande extensão para que a obra articulasse os dois lados da cidade, mantendo a vista da paisagem e favorecendo as relações sociais. Nos croquis fica claro a resposta técnica e a preocupação da arquiteta sobre o caráter interativo da obra com a população.

Obrigada por estar aqui! Até o próximo post 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *