COMO GARANTIR OS RESULTADOS DOS SEUS DESENHOS?
DESENHAR NÃO É UM BICHO DE 7 CABEÇAS
Mesmo com a quantidade de softwares que temos acesso hoje, o desenho sempre estará diretamente ligado a profissão de arquiteto. Ter intimidade com um simples lápis pode mudar sua forma de criar arquitetura, te conectar com um universo criativo, intuitivo e cheio de possibilidades.
O melhor é que você não precisa ser Da Vinci para fazer seus croquis ficarem ótimos e bem representados. Citando a autora do livro “Desenhe com o lado direito do cérebro”:
– “Se você tem coordenação suficiente para escovar os dentes, você certamente pode desenhar”.
Betty Edwards
E POR ONDE EU COMEÇO?
3 dicas para quem está começando:
- Sempre falo que devemos começar se preocupando com a proporção, a base do seu desenho precisa estar muito bem estruturada e vai afetar todo seu processo. Está tudo no lugar? Com alturas e elementos que fazem sentido para o seu olho?;
- Não comece com desenhos complicados! Pra você que faz arquitetura, desenhos 2D (Plantas, Vistas e Cortes) são ótimos para esse início, você começa a treinar proporção e representação de forma simples;
- Simplifique a forma (importantíssimo).
As vezes o que falta é um pouco de direcionamento para desbloquear crenças limitantes que nos impedem de desenhar com segurança e naturalidade.
Outro dia recebi uma mensagem de uma seguidora e resolvi fazer uma enquete sobre o que ela me falou – A enquete levanta a seguinte questão
E olha esse RESULTADO! 93% das pessoas que responderam tem medo de se frustrar na hora de desenhar! E por isso resolvi fazer um post dando algumas dicas que me ajudaram muito a superar essa insegurança de não saber pra onde as coisas estão caminhando. PRIMEIRAMENTE, comece por elementos 2D apenas com alguns detalhes que possam representar profundidade (pera, que você já vai entender). Pra garantir um resultado legal no seu desenho, você precisa começar pela estrutura e ela sempre será simples.
Vamos pegar esse castelo como exemplo
fonte:Palácio-de-Topkapı httpswww.google.com.brsearchq=palacio+sultao&tbm=isch&tbs=rimgCdx317KnqO7DIjiWJHMgRoYydh9nRjjW5u432Tzhr2PLJ
Como você começaria a desenhar essa cena? Vou te mostrar como eu faria! Não estou falando que é uma regra absoluta mas é assim que eu me oriento, então vamos lá. Começo sempre com a FORMA MACRO e estabelecendo um eixo.
Logo depois eu começo a incorporar elementos geométricos simples para compor com o que estou vendo. Parece um desenho de uma criança de 5 anos não é mesmo? Mas calma. Algumas pessoas provavelmente já iam desanimar aqui!
Depois eu começo a colocar os detalhes menores e defino onde está a minha LINHA DO HORIZONTE (onde está a altura do olhar do observador na cena). E na própria imagem você encontra isso.
Assim você começa a entender a proporção da edificação em relação ao espaço. A figura humana é o melhor elemento de escala, por que nos identificamos automaticamente. Isso é incrível!
Já melhorou né? Não sabe desenhar pessoas? Tem post com vídeo aqui mesmo – CLIQUE AQUI .
Nesse estágio do desenho aproveito para criar textura, profundidade, tudo de forma MUITO SIMPLES. E agora eu começo a minha pintura prestando atenção em quais elementos podem ser áreas de interesse, como a bandeira e algumas áreas em amarelo para dar contraste. Esse é um desenho de 5 minutos mas você poderia dedicar o tempo que quisesse. Depois daquele primeiro estágio, você já tem certeza que o desenho vai dar certo e basta se divertir colocando detalhes.
Um desenho simples assim já conta uma história. Existem momentos que precisamos fazer desenhos mais elaborados e complicados mas os meus treinos diários são todos dessa forma, simples, leves e sem pressão de ficarem perfeitos! Experimente essa maneira de desenhar e veja se gosta.
É só uma dica <3
Utilizo muito essas técnicas para fazer plantas arquitetônicas também. Você pode ir de resultados mais simples aos mais complexos.
Baixe o E-book Gratuito de Plantas Arquitetônicas a Mão Livre ou conheça todas as técnicas de perto no curso.